26/09/2012

Jose Niza - novo livro a título póstomo



José Niza fazia anos as 16 de Setembro, faleceu no ano passado a 23 de Setembro e é lançado este anos, no dia de hoje um novo livro com as memórias da sua (nossa) passagem pela Guerra de África em 1969 e 1971.
Tínhamos estado em Santarém em 21 de Abril de 2008 no lançamento do seu livro Poemas da Guerra, que tem prefácio de Pinto Balsemão.
José Niza foi o médico do nosso Batalhão - BCAC2877 deixou um enorme lastro de amizade com todos os que com ele partilharam os dois anos de passagem por Zau Evua Angola, era um conviva assíduo aos almoços de confraternização, onde à viola acompanhou um outro nosso companheiro em muitos fados e baladas de Coimbra, no convívio do ano passado, poucos dias antes da sua morte, esteve connosco e era dia de aniversário da sua esposa que o acompanhou e que foi convidada a partir o bolo de aniversário que por tradição serve de ponto final na confraternização.
Hoje, vou estar na apresentação do livro que no ano passado nos tinha confidenciado que estava a ultimar.
Estarei lá, com uma enorme encomenda de livros para muitos dos seus antigos companheiros de armas que não podem estar presentes.
Um amigo, merece sempre estar acompanhado, mesmo quando já não está
junto de nós, sabem porquê?  Porque "aquela inútil guerra fez com que nos tornássemos amigos para sempre", na dedicatória ao BCAC2877 no seu anterior livro.

Há quem mereça ser sempre recordado, José Niza bem o merece.

Sem comentários: