Visualizações

sexta-feira, 10 de abril de 2020

1971 - 08 Abril - Golden Gate

 Páscoa de 1971
Semana Santa

"" Uma das vantagens da Semana Santa é a musica que dão na rádio: desde a morte de Salazar que não ouvia Bach.
Hoje, mais que nunca, é dificil ser-se padre: parece-me muito penoso ou mesmo impossível, contrariar todas as contradições em que a Igreja Católica está a cair. Isto é, conciliá-las com a prática, com o dia a dia, com as pessoas.
                                        
Há uma pergunta a que o Gomes (o capelão) nunca me conseguiu responder: - è necessário ser-se culto para se ser religioso?
Penso que as respostas podem ser duas. Mas nenhuma satisfaz: ou se aceita a religião dos incultos, e então é mais paganismo do que religião; ou se aceita a influência da cultura e da inteligência, e de imediato se está a criar um fenómeno de elites. Para mim, qualquer destas respostas anula a religião na sua natureza, isto é, naquilo que a Igreja Católica pretende que ela seja.

Perguntas-me porque é que eu matei a águia? (morte anunciada em dias anteriores). A sério que não sei. Mas, se calhar, porque estava viva...

Daqui a dias é Domingo de Páscoa. Se houvesse cá uma pastelaria, mandava-te um folar com um beijo dentro, no sitio do ovo.

Gosto muito de ti, por muitas razões que não digo, para não ferir a tua modéstia ""

Sem comentários: