Visualizações

domingo, 3 de agosto de 2008

Ambrizete - Notícias

Ambrizete - Notícias

Publicamos a troca de Emails que temos feito com alguem que por tanto gostar de Ambrizete, aproveita todos os meios para dar a conhecer ao Mundo a sua terra.

Nós recordamos, que da nossa parte, Ambrizete, apenas foi ponto de passagem quando da ida para Zau Évua e no regresso, quando por lá ficámos cerca de 3 semanas. Antes do regresso ao Puto.

Quem esteve sediado em Tomboco, que foi parte da CCS do BCAC2877, durante cerca de 6 meses, ainda terá feito algumas visitas a Ambrizete, não necessáriamente muitas e nem todos lá terão ido.

Claro que me recordo e tenho uma foto ou duas quando da ida para Zauévua. Dessa primeira passagem, já ficou na memória o Brinca na Areia, um restaurante no meio da praia e das imperiais ou cervejas que por lá se bebiam com umas gambas a acompanhar.

No regresso, em Julho de 1971, embora a estadia tenha sido um pouco mais prolongada, ficou acima de tudo a recordação mais pormenorizada da área urbana de toda a povoação, da praia, com aquela baia imensa, da foz do Rio M'Bridge, do jogo de poker de dados que se fazia para comer ou beber algo, etc.

Hoje, haverá alguma razão para que Ambrizete esteja assim tão abandonada. Desconheço as razões. Álias, quando se fala de um "voltar" a Angola, será esta a povoação para mim, que mais me motivaria.

Aqui fica esta primeira troca de Emails para conhecimento de todos os que se interessam, acima de tudo, pelas terras de África.

Alo Sr Bras Goncalves

Boa tarde ou boa noite

Primeiro estou feliz,por receber resposta.Estou comunicando a partir de Londres onde me encontro apenas por 3 meses,volto para Angola a 30/9/2008 e logo a 4/10/2008 partirei para o N'zeto (ex-Ambrizete) (as viagens sao diarias)onde ali ainda se encontram os meus pais,tios,sobrinhos,irmas,e primos.Quero tambem comunicar-lhe que os antigos quarteis militares ja nao existem,apenas o do Farol esta em ruinas e o da missao que foi transformado em escola.Acima de tudo o Ambrizete esta num lugar pouco famoso no contexto nacional.

Agora e uma terra que tenta renascer,mais precisa de um catalizador nas pessoas,nos homens,nas mulheres,nas criancas,na gente,Todos nos podemos ajudar directa ou indirectamente dando o seu contributo nos jornais nas revistas,etc,

LEMBRE-SE nos pertencemos a provincia do Zaire ,somos a ultima letra do alfabeto.Nao ha net no Ambrizete.Nao hesitem de fornecerem dados respeitantes ao Ambrizete.

Kiambote

Grato

Miguel Domingos

EM UK o phone number 020 8231 8076 (apenas ate 30 de Set)


From: BGoncalves BCAC2877 [mailto:zauevua@hotmail.com]
Sent: vendredi 1 août 2008 14:54
To: domingos, miguel
Subject: RE: Recolhas

Boa tarde

Vou apenas dizer-lhe por agora que recebi a sua mensagem e que a vou publicar no blog do BCAC2877, que esteve em Angola - Zau Evua, de 1969 a 1971.
Pode verificar no Blog, imensas fotos de Ambrizete. Va dizendo algo. Logo lhe darei elementos de quenm esteve mais tempo no Ambrizete.

Uma abraço

Bras Gonçalves

Subject: Recolhas
Date: Thu, 31 Jul 2008 08:47:21 +0100
From: miguel.domingos@cggveritas.com
To: zauevua@hotmail.com


Felizmente encontrei este endereco na net.
Sou natural do N'zeto,meu pai e o senhor Pireza(vivo) o antigo sapateiro
que trabalhou na sapataria junto a casa do ferreiro e sucateiro
Ribeiro,exactamente na rua que da acesso ao antigo quartel PAD em direccao a comfabril e residencia do pescador Batalha.

Eu nasci no kibonga na rua direita de Luanda.
Interessam-me recolhas de dados reais do territorio de N'zeto(Ambrizete),nomeadamente a fuga dos autoctenes de
kikando,kivungo,kihita,kilombe,kinsukulo ate Mussera,(sul de Ambrizete) e logo a seguir a norte e weste do outro lado do rio mbridge e antiga casa de telha(kinganda nguba).Se tem informacoes da nao feitura da ponte cais do N'zeto,porque as datas do dique para as salinas do kibonga e nsumi junto antigo quartel da BTR relata-se ser a mesma
****Ajudem a renascer o nosso Ambrizete,divulguem as potencialidades do nosso Ambrizete

Grato

comunicar-me
mavimpi meno,lutomakalanga
Mdomingos"

3 comentários:

Anónimo disse...

Ambrizete é e será sempre uma boa recordação, por tudo que existia , não tenho más recordções de Ambrizete, nem mesmo e apesar dos maus bocados que passei quando ía na escolta do M.V.L.Á uma senhora que esteve em Ambrizete ou nasceu lá não sei bem, só sei que nos comunicamos por e-mail de vêz em quando, fui convidado por ela a comparecer num convívio onde, se juntavam especialmente as pessoas que passaram por Ambrizete não fui mas estou arrependido. Um abraço para todos José Silva.

Anónimo disse...

Pois a Sra de quem fala,sou eu,ELISA CARVALHO LEITE,Ambrizetana de alma e coração.Sou prima do Dinito, sobrinha do velho Ribeiro(O tal mecanico,sucateiro)sobrinha do Sr daniel que tinha a loja na parte da frente dessa oficina, sobrinha do sr Carvalho da flor do paiva e filha do Sr Carvalho das àguas que era quem tratava a agua abastecida ao ambrizete na famosa captação das aguas.Sao imensas as saudades do meu ambrizete e do meu povo.Todos os anos o pessoal se junta no parque de merendas da Curia(perto da Mealhada) no prieiro domingo de julho.Portanto nao é necessario convite é so aparecerem e conviverem com a malta.Fiquem bem

Anónimo disse...

Ola.Sou Elisa Carvalho Leite, os Ambrizetanos podem contactar-me por email:elisaconceicao@msn.com.tenho 42 anos e moro no Porto,gostaria de encontrar alguns companheiros(as) de escola,ou amigos do Ambrizete.Beijinhos