26/03/2014

Marco de Canaveses - Homengagem

Em muitos lugares deste Portugal ainda se vão lembrando de quem passou pela guerra de África

 

“”Homenagem aos ex-Combatentes da Guerra do Ultramar do Marco de Canaveses

A exemplo dos últimos 4 anos a Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar de Marco de Canaveses, com o imprescindível apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, centenas de pessoas concentraram-se junto ao Monumento dos Combatentes da guerra do Ultramar, para prestar homenagem aos quarenta e seis filhos do Marco de Canaveses que faleceram em defesa da Pátria, numa cerimónia que mereceu a presença oficial do Representante do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar na dupla função de representar o Gabinete de Apoio aos Antigos Combatentes, e o Representante do Chefe do Estado Maior da Armada, entre outras individualidades presentes.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira, depôs uma coroa de flores em nome do município, prestando homenagem a todos o ex-combatentes e respectivos familiares.

Este ano a cerimónia mereceu um momento particularmente importante a que todos os presentes fizeram questão de se associar, logo após ter sido cumprido o protocolo de homenagem, que foi a inauguração da "Praça dos Combatentes da Guerra do Ultramar", assim designada, e que por proposta do próprio Presidente da Câmara Municipal, mereceu a aprovação e parecer favorável da Comissão Municipal de Toponímia e aprovada em reunião de Câmara Municipal. A "Praça dos Combatentes do Ultramar Português" fica situada no preciso local onde se encontra o Monumento, nas imediações do Estádio Municipal do Marco de Canaveses.

Após a cerimónia os antigos combatentes e respectivos familiares, acompanhados pelas entidades oficiais presentes deslocaram-se para o Santuário da Irmandade da Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, onde foi rezada uma missa de sufrágio em honra de todos os ex-combatentes, seguida de um almoço convívio primeiro e depois de um lanche, que se prolongou por toda a tarde no Parque de Lazer do mesmo Santuário.””  www.cm-marco-canaveses.pt

 

 

 

Sem comentários: