15/03/2009

16 de Março de 1974

Cronologia

14 de Março de 1974
Marcelo Caetano recebe Oficiais-Generais dos três ramos das Forças Armadas, numa reunião que ficou conhecida como a "Brigada do Reumático", no intuito de tentar provar que o regime tinha tudo sob controlo.




15 de Março de 1974
Demissão dos Generais Costa Gomes e António de Spínola por se terem recusado a participar na "Brigada do Reumático".



16 de Março de 1974
Tentativa de golpe militar contra o regime. Só o Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha marcha sobre Lisboa. O golpe falhou. São presos cerca de 200 militares, alguns deles decisivamente envolvidos na preparação da "Revolução dos Cravos".




A saída em falso do Reg. das Caldas da Rainha a 16 de Março de 1974, como reacção à demissão de Costa Gomes e de Spínola, constituiu o ensaio militar do dia 25 de Abril.

1 comentário:

Anónimo disse...

Neste dia o meu ex-amigo e ex-Alferes Serpa ficou extremamente nervoso.Conversou comigo até ás duas da manhã mas já não dizia coisa com coisa.O seu poder (e que poder)começava a estar em risco.Suava que nem um cavalo após uma corrida e não era do calor.No mês seguinte tudo caíu e ficou sózinho.Aliás, ele já estava sózinho desde Outubro de 1973,data em que decidiu olhos nos olhos ser meu inimigo.E foi mesmo até ao dia 25 de Abril de 1974.Coisa da "guerra"Estávamos na bela vila de Ambrizete", sortudos porque não nos faltava nada.Outros não tiveram a mesma sorte e cumpriram a sua comissão em condições sub-humanas.Deixei Ambrizete em Junho de 1974, dois meses e meio depois de terminado o tempo chamado regulamentar.Penso voltar mas ainda não sei a data.