O Correio da Manhã, começou hoje a colocar na rua, conjuntamente com as próximas edições de segunda-feira, por um complemento no preço de capa do jornal, o DVD da autoria e realização de Joaquim Furtado, produzido para a RTP1 e que tem passado naquela estação de TV.
Reportamos aqui o facto, pela qualidade dos filmes, quer a nivel da realização, quer ao nível do contributo que dará para a análise histórica da grande maioria dos acontecimento da Guerra de África.
Que tem visto os filmes, certamente que não lhes fica indiferente.
Por muito individualista ou subjectivista que a mesma seja, o trazer à memória acontecimentos que muitos de nós não queríamos acreditar que podessem ter acontecido, são por si só um valioso contributo no sentido de dar conhecimento aos que estiveram ou ainda estão arredados do que se pasou por terras de África.
Em especial para os jovens, que tem passado ao lado de muitos dos problemas que o nosso país passou e vai continuando a passar, estes documentários podem ser, certamente, uma chamada à realidade daquilo que muitos dos seus pais, avós, familiares e amigos, passaram.
Sem comentários:
Enviar um comentário