Visualizações

terça-feira, 12 de junho de 2007

Bate estradas recebidos



Publicamos estes "bate estradas" que recebemos, no nosso tempo chamavam-se Email's, recordam-se ? ...........


...........Email de José Lessa

" Bom dia amigo. Obrigado pelo contacto. Falar de Angola, passados 33 anos do meu regresso, hoje é facil. No passado, principalmente quando la tive de permanecer, as coisas não foram fáceis... Mas são as coisas mais dificeis de fazer e de conseguir que nos amadurecem e aos 57 anos a nossa visão do Mundo e diferente. Faz presisamente 33 anos que regressei no dia 13, dia de Stº António. Regressei eu e todos os que comigo embercaram no dia 1 de Abril de 1972, dia de enganos, sim mas não foi um engano,não perdi nenhum companheiro, eu a a Companhia 3513 estivemos sempre no Quiende, a poucos Kms de S. Salvador, onde ia todas as Terças Feiras tomar o mata bicho ao Estrela do Congo. Depois, estar no arame farpado para mim ainda éra mais doloroso, pelo que ia voluntario fazer o MVL, sempre podia ir a Ambrizete, ao Brinca na Areia comer uma lagosta e beber um verde branco( quando tinha dinheiro claro) e depois sempre se podia dar um pulo a Luanda, pois tinha lá familia e podia ir a Ilha ou ao Muçulo. Tudo isto recordado sabe bem mais a recordação de alguns camaradas com os quais me continuo a encontrar vale pelo mau que aquilo foi. É um pequeno resumo, muito resumido mas dá para perceber os meus itenerários naquela terra abençoada que muitos teimam em querer fazer terra queimada.

Um abraço e volte sempre"



"Email de Josué Lima


Efectivamente estive em Zau entre 1972/1973 na CCAÇ105/RI20/1972 e era da incorporação local, já que fui para Angola/Luanda com 11 anos, tendo permanecido até Nov/77.

Quem escreveu o livro em questão foi o José Manuel Martins da CCAÇ105/RI20/1973, tendo de seguida a mesma CCAÇ transitado para Benza e depois Luanda.
Aliás já verifiquei no v/ blog a inclusão da capa do livro que ele escreveu.
Das "incursões" que tenho feiro pelo blog (já tenho este endereço há bastantes meses), verifiquei que fizeram de Zau Évua a v/capital, o que não deixa de ser curioso.

Se pretender posso depois fornecer o endereço electrónico ou telm do José Martins.

Um abraço.

nota:- no próximo sábado, dia 16, está marcado mais um convivio que tem abrangido a Ccaç 105/Zau Évua 72/73 e 73/74. Tem-se estado a procurar alargar o âmbito do convivio para antes de 72, pois existe um ponto comum que é ter estado e saber "falar" de Zau Évua. "

2 comentários:

gilberto mestre baptista disse...

Estive em zauevua ccac105 o capitao era o guedes .Tempos que ja vao distantes mas que ficam na memoria eu era furriel de transmissoes .
lembro do furriel o vinhais o almeida o martins o baptista que no benza se revoltou contra o capitao guedes mas felizmente conseguimos apaziguar a situacao etc etc.
Muitas historias lembro do sargento Santos do Saraiva .O santos disse para o capitao o meu capitao tem os livros mas quem sabe das coisas sou eu kkkk da pega do sargentos Santos com o Martins em zauevua e na messe de sargentos puseram a musica a tocar ninguem tem nada que ver com a vida de joana e so dava aquela musica tudo para irritar o sargento kkkkk.Um abraco a todos fiquem am paz e com muita saude.

Gilberto Baptista disse...

E o capitao Guedes mandou colocar uma repreensao por escrito na caderneta militar por eu conviver com o meu grupo de soldados de transmissoes democracia kkkk enfim sao fases mas se ele for vivo so lhe desejo tudo de bom alias tudo isso faz parte desta vida mas no final foram bons momentos de camaradagem foram momentos que ficam gravados sem recalques tudo numa boa um abraco a todos que por la passaram a vida 'e bela