Visualizações

domingo, 10 de junho de 2007

10 de Junho

Que nos relevem pela omissão, todos os antigos companheiros do BCAÇ2877, por não termos feito nenhuma menção especial ao dia de hoje, data habitual da comemoração do Dia da Raça, Dia de Portugal e das Comunidades.
Eu, pessolamente recordo quando menino e moço do atarefamento das gentes da Mocidade Portuguesa de então, a quererem arregimentar jovens para as comemorações que à data se efectuavam no Estádio Nacional, aqui na area de Lisboa.
Não ia, porque não iria, tambem não tinha a dita farda, porque o dinheiro dos meus pais então era empregue de forma e por meios diferentes.
Mesmo assim, ofereciam bilhetes para emoldurar as bancadas do estádio a quem não podia ir ataviado a rigor.
Tudo isto a propósito para me relembrar do que se passava nos anos da Guerra Colonial.
As transmissões televisivas de horas e horas seguidas do Terreiro do Paço.
Posteriormente, com o 25 de Abril, tudo se alterou.
Nos dias de hoje, sei que uma comissão de Combatentes faz romaria e comemora junto ao Monumento dos Descobrimentos em Belém, esta data. Todavia, ainda não tive a garantia da "independência" da dita comissão.
Preferi, ficar todo o dia pela minha santa terrinha e até ao momento, nem a TV teve o grato prazer de me ver sentado à sua frente.
Apesar destas reticências, aqui vái um forte abraço de fraterna solidariedade para todos os nossos queridos companheiros ex-combatentes do BCAC2877 e que por lá deixaram pedaços de corpo e alma.

Sem comentários: