Visualizações

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Bolas ... para não dizer porrrraaaaa !!!!!!!

Zau Évua éra aquilo que podemos ver na foto que está no Blog, barracões em madeira, outros mais modernos, construidos por nós, em tijolo, com cobertura de chapa de zinco.
No Lufico nem falo, porque ficava naquilo que hoje aqui podemos bem chamar " Cú de Judas", só os de lá, que lá estavam, sabiam o degredo da situação, acima de tudo, do isolamento.
Quiximba e Quiende um pouco melhor. Tomboco, uma "cidade". As sanzalas, davam uma "ajuda"
Não creio que será altura de deixarmos cair no esquecimento tudo o que por lá passámos.
Mesmo com aquela dose de desconto que sublima o nosso espírito e pensamento e ameniza a desgraça dos dois anos fora de Portugal, que muitos de nós por lá passámos. Foram dois anos que não entraram na contabilização das nossas vidas como um lucro, antes pelo contrário.
Hoje, não se percebe esta apatia.
Muitos anos passaram.
Mas . . .
Bolas . . . . . . . ., para não dizer, porra !!!!!!!
Passar uma parte de um dia na companhia de alguns companheiros, mesmo que sejam muito poucos, que foram nossos confidentes, amigos e camaradas é acima de tudo uma conforto psicológico.
Que apatia esta.
Homens que andaram por aquela guerra, destemidos e temerários, hoje, tudo isso passou ?
Bolas...... Porra.....
Acordem.....
Os grandes amigos, esses ficam para sempre, mesmo que os vejamos só de quando em quando.
Há ainda alguns bons amigos que vos vão esperar a 29 de Setembro !!!!!!

Braz Gonçalves


Aqui fica uma mensagem enviada pelo César - CCAC2543


" Meu caro Brás,
Obrigado pela tua mensagem/convite. Há já alguns anos que não tinha
referências destes nossos almoços/encontros e também não tinha muita
disponibilidade para me ocupar com tal matéria, o que já não acontece
por agora. Foi por isso que tive a maior das alegrias quando recebi
uma chamada em casa, com um inconfundível sotaque do Norte, do nosso
inconfundível Adelino (e biba o FCP) e logo a seguir do Mário, nosso
inconfundível vago-mestre. Apesar de nesse mesmo sábado ter em Oeiras
um jantar de amigos de sempre (grupo da praia de Santo Amaro, onde
fomos crescendo todos os verões), lá estarei no dia 29.
Entretanto e respondendo à tua solicitação, a seguir actualizo os meus
dados mais relevantes para este fim.
Fernando César "

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Angola - Postais Ilustrados

Lembranças para convivios

O Fernando Diogo deixou-nos esta nota com o pedido de publicação.

Aqui fica a indicação da sua disponibilidade de fornecer material próprio para os convivios.
Recordamos que no ano passado, fez Calendários, baralhos de cartas etc.

NOTA BREVE

ESTOU A PREPARAR UM ARTIGO PARA RECORDAR O NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO SE PUDERES PUBLICAR O MEU CONTACTO NA PÁGINA
FICAVA BASTANTE GRATO NO SENTIDO DE DAR A CONHECER QUE TEMOS ESSA ACTIVIDADE DE LEMRANÇAS PARA CONVÍVIOS DO NOSSO E OUTROS
QUE POR VENTURA VENHAM A ESTAR INTERESSADOS

. A VIDA ESTÁ DIFÍCIL.UM ABRAÇO CONTACTO 961381776 - Fernando Diogo

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Lisboa - Luanda - Actualizada em 21/07/2007(12/07/1969)



Grafanil

(Quartel de passagem para o Norte de Angola)

Os primeiros momentos da Viagem

Após o desfile militar e o regresso ao navio, onde já tinhamos estado para saber do local de alojamento e colocar as bagagens, a amurada do Vera Cruz, nos seus diversos níveis, ficou repleta.

Foram as derradeiras despedidas, com o barco a largar os cabos e a fazer soar a sua potente ronca, sinal que zarpava definitivamente a caminho do desconhecido.

Aqui vamos nós a caminho de Luanda.

Nestes primeiros momentos da viagem, a novidade e a curiosidade pela viagem por mar, num paquete de grandes dimensões, sobrepunha-se, naturalmente, ao receio da guerra.

Uma passagem pelo Funchal para embarcar mais militares que aí se aprontaram para a ida para o teatro de operações da guerra de Angola, dava tambem, mais alguma folga aos principais temas dos nossos pensamentos - Angola, Guerra, etc.

Para alguns de nós, a possibilidade de desembarcar no Funchal, para dar uma olhadela aos principais pontos de interesse da cidade e arredores mais próximos, a compra dos tipicos chapeus de palha e, umas garrafas do afamado vinho Madeira, serviram para amenizar a tensão própria da viagem.

Meia dúzia de horas, não foram muitas, mas o suficiente para conhecer a baixa da cidade do Funchal e alguns locais de interesse na periferia mais chegada do porto onde se encontrava acostado o Vera Cruz.
Regresso a bordo e a viagem a prosseguir, agora sem qualquer outra paragem até Luanda.
Para os Sargentos e Furrieis, assim como para os Oficiais, havia uns tanques a que pomposamente chamavam piscina, onde se podia passar um pouco do nosso tempo, amenizando um pouco a experiência da viagem.

Umas brincadeiras e umas fotos sempre serviram tambem para matar o tempo e fazer esquecer as saudades.

E assim iamos a navegar, muitas horas seguidas, ou quase sempre, com o Vera Cruz adornado para bombardo aproveitando a ajuda dos ventos alíseos que se faziam sentir nos oceano Atlantico Sul. Alguns exercícios de treino para situações de emergência a bordo, tambem foram efectuados.


De resto, o tempo sempre se ia passando.

Aqui deixamos um exemplar, datado de 18/07/1969, da ementa da 2ª Classe

Porque esta viagem se estava a tornar monótona, sempre alguns foram experimentando umas jogadas de cartas: Sueca, King e Lerpa.

Estes eram os jogos mais difundidos.

Acontece que a tripulação do Vera Cruz, habituada que estava ao transporte de "maçaricos" de e para Lisboa, sempre foi aproveitando para fazer as suas negociatas de contrabando.

Os relógios e outros apetrechos "made in Japan" eram a mercadoria que frequentemente era comercializada.

Recordo os relógios marca Seiko e Orient, muito vendidos durante toda a viagem.

E Assim ia decorrendo a viagem, felizmente sem quaisquer contratempos meteorológicos.

O tempo foi-se mantendo sempre de feição, sem nuvens, sem "mareta", tendo ocasionado uma viagem sem balanços e sem os habituais "enjoos" de quem tem "medo" do mar.

De quando em vez, os peixes voadores iam acompanhando o Vera Cruz na sua viagem.

Estes peixes, aproveitando a aerodinamica das suas barbatanas dorsais, faziam longos voos por cima da agua, como se pássaros fossem, ocasionando o espanto da grande maioria de nós.
A chegada a Luanda aconteceu, naturalmente e no meio de grande expectativa.
Uma grande parte da cidade era visivel do Vera Cruz, e já na altura, era uma cidade que se apresentava com grandes edificios e a sua linda marginal e a ilha (restinga) com praia para o lado da marginal e para o Atlantico, lindissima e de águas quentes.
Durante a viagem e durante a noite fomos tomando consciência de que o primeiro homem tinha chegado à Lua.
Assim, ficará como marca, para sempre na nossa memória a nossa chegada a Luanda e o primeiro homem à Lua.
Pela manha do dia 21/07/1969 o Vera Cruz encostou o seu casco de aço, j+a com alguns anos de viagens por esses mares de Africa, no porto da entao Luanda.
Seguiu-se o desembarque, a ida para o Grafanil, um imenso e complexo campo militar, que servia acima de tudo como local de chegada e partida das diversas unidades militares que passavam por Angola.
Foram as vacinas, contra a doença do sono, dadas em quantidade e em função do peso de cada um de nós, e, curiosamente, à sombra de um enorme embondeiro.
Grafanil
Por alí ficamos uns dias, até que iniciamos a viagem para o Norte.

Recordemos o transporte efectuado em camioes de transporte de mercadorias, com enormes taipais, com os miliatres dispersos por entre as suas bagagens.

Primeira paragem em Ambrizete, c om uma bela praia e o célebre Brinca na Areia, depois Tomboco, onde deixamos parte dos companheiros da CCS e da CCAC 2542 que seguiu a caminho do Norte, para o isolado acampamento do Lufico.

Todos os outros foram seguindo, picada fora, atè Quiximba, ai ficou a 2541, outros pra Zau Evua, o Comando do Batalhao e parte restante da CCS e a CCAC2543.

Assim ficou distribuido nesta fase inicial o BCAC2877

ZAU ÉVUA TOMBOCO LUFICO QUIXIMBA QUIENDE


terça-feira, 10 de julho de 2007

12 de Julho de 1969 - Dia do embarque para Luanda


Moldura feita de cartolina, em Zau Évua
A bébé, esteve presente no dia do embarque, (no ventre da mãe)
na foto abaixo

Foto no dia do embarque


12 de Julho de 1969


Aqui estavamos nós a caminho do desconhecido
(um dos dias mais quentes de 1969)




*


*


*

Nesta data, queremos saudar todos os companheiros que no Vera
Cruz embarcaram connosco rumo a Angola, incluindo os que aproveitando "aboleia", entraram no Funchal.
Uma saudação especial para todos os familiares daqueles que
pelas terras de África ficaram, deixando enegrecidos para todo o sempre, os
corações dos seus entes mais chegados.
Relembramos também, os que após o seu regresso ao Puto, já
não pertencem ao nosso convívio.
Falar do drama e do trauma que todos compartilhávamos a uma
distância de tantos anos, não deixa ainda de criar alguns calafrios.
A grande maioria de nós, partia rumo ao
desconhecido.
Não porque muitos não tivéssemos já estudado algo sobre a
zona geográfica da África onde os próximos 2 anos seriam o nosso poiso. O que se
estudava e sabia, na maioria dos casos, objectivamente, não correspondia à
realidade.
Pior era a falta de conhecimento da realidade da guerra que
se praticava.
A facilidade de adaptação às mais diversas e invulgares
situações, foram o apanágio da NT.
Recordo que o que se estudava a nivel militar, sobre a
estrutura, composição, logistica, técnicas e tácticas de guerra de todo o
aparelho militar, não correspondia minimamente à realidade que em Angola fomos
encontrar.
Na verdade a adaptação foi sendo conseguida.

sábado, 7 de julho de 2007

Procura-se

Será que alguém os consegue encontrar.

Digam-lhes que nós ainda existimos




*

Por brincadeira, e com o respeito devido pela maneira como a as fotos são apresentadas, pois são retiradas de outras com maior dimensão, "inventamos" a secção "PROCURAM-SE".

Se soubermos as zonas de residência, serão colocados esses indicadores po baixo de cada foto.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

São Salvador do Congo

Acidente de aviação em M'Banza Congo, antigo S Salvador do Congo, que nós bem conheciamos.
Quando digo nós, digo quem esteve em Quiximba, Zau Évua e Quiende, pois quem esteve em Tomboco e Lufico, conhecia muito melhor o Ambrizete.
Todos nos recordamos como era a Pista de Aviação de então, em terra batida, com imensos calhaus por todo o lado e atravessada a pé, de bicicleta ou de automóvel.
Ali aterravam então os "Barriga de Ginguba", assim nós chamavamos aos Nord Atlas, utilizados para o transporte de pessoas, viveres e equipamentos militares, os DO's e os T 6, tambem militares, os Cessnar (táxi aéreo) e os aviões de transporte de passageiros da DTA.
Recordo que a pista atravessava toda a ponta do planalto de ponta a ponta, onde está situada a cidade de S Salvador do Congo, de tal forma que quando de aterrava, via-se a floresta densa por debaixo do avião que logo desaparecia e as rodas do aparelho tocavam de imediato o solo.
Para deslcolar, ao fim do planalto, o avião ficava logo que descolava a uma altura muito razoável do solo, pela razão inversa da situação de aterrar.
No acidente morreram pelo menos seis pessoas. Entre os sobreviventes está um cidadão português, Ricardo Silva, engenheiro a trabalhar há sete anos em Angola. O aparelho, um Boeing 737, com 78 passageiros e sete tripulantes a bordo, partira do aeroporto de Luanda com destino ao Huíje, tendo-se despenhado na cidade de M’Banza Congo, província do Zaire, no Norte do país, onde fez escala.
De acordo com a agência noticiosa angolana, ANGOP, os pilotos perderam o controlo da aeronave quando tentavam fazer uma aterragem de emergência, iniciada a meio da pista, embatendo em duas casas e três veículos.
Desconhecia-se ontem quais as causas do acidente.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Quiximba - CCAC2541




A Francesinha, fica na Pontinha, às portas de Lisboa.
Fotos de hoje, no estabelecimento comercial do nosso companheiro que passou a comissão no Quiximba, na CCAÇ2541.

Sabem quem é ?
ALVARO BENTO