Visualizações

quarta-feira, 9 de julho de 2008

BCAC2877 - Confraternização 2008

A partir deste momento, os organizadores dos almoços de confraternização, vão passar ao "ataque", no sentido de não deixar passar nada em claro, para que o nosso encontro anual possa decorrer da melhor maneira possível e, sempre com o intuito de que tudo seja do agrado da grande maioria de todos nós.

Pede-se a colaboração de todos os antigos companheiros que vão visitando o Blog, que façam a divulgação do dia, data e local da confraternização.

Todos os anos acontecem situações de companheiros que passado o almoço nos dizem que desconheciam a data, o local, etc.

Acontece tambem, o facto de as nossas listagens de moradas não estarem actualizadas, o que origina a devolução de imensa correspondencia.

Aqui fica o apelo

quarta-feira, 2 de julho de 2008

BCAC2877 - Angola

Na época das chuvas, uma grande parte da área circundante do aquartelamento de Zau Évua ficava inundado.
Com uns bidões e umas tábuas fazia-se uma jangada para o divertimento de muitos

terça-feira, 24 de junho de 2008

BCAC2877 - Recordar as datas

Recordamos aqui, pela data do dia, vespera do Dia de S João, a caminhada feita a pé, em marcha, desde o Porto Brandão, junto ao rio Tejo, até à mata da Fonte da Telha.
Recordemos que também foi nessa altura que levamos as primeiras vacinas antes de embarcar, nas instalações duma Bateria de Artilharia de Costa, que ainda hoje existe, no morro sobrançeiro à praia da Fonte da Telha. ( à data, uma praia de pescadores)

Transcrevemos da Historia do BCAC2877 o seguinte:

" f. Em 09Jun69 deveria ter inicio a Instrução de Aperfeiçoamento Operacional ( IAO), cujo calendario foi antecipado em relação ao planeamento inicial do EME.
Em 11JUN69 o Bat caç. foi transfrerido para a margem Sul do Tejo para efeito do IAO tendo ficado o Comando e a CCSW, CCAÇ2542 e 2543 aquarteladas em isntalaçõpes do 3º Grupo Mixto da RAAF e a CCAÇ 2541 nas do RAAC em Brancanes (Setubal)."

"g. A 1ºparte do IAO que teve a duração de 3 semanas terminou em 28JUN69. Os exercicios de campo realizados na 2ª e 3ª semanas decortreram na região da Fonte da Telha e na Quinta do Lagar nas imediações de Setúbal (CCAC2541)"

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Listagem do pessoal embarcado em 12/07/1969

Lamentamos mas ainda não conseguimos resolver a maneira para que todas as folhas publicadas (em amarelo) possam ser abertas e aumentadas, para poderem ser melhor vistas, com um duplo clic sobre as mesmas.
Vamos tentar resolver a situação rápidamente.
Todavia já podem fazer a sua consulta em http://bcac2877-moradas.blogspot.com/

BCAC2877 - Confraternização 2008

Foto de 2007

Notícias

Estamos a tentar localizar, saber preços e condições para o almoço de confraternização deste ano.
Dada a dificuldade de se arranjar local próximo de Lisboa, na periferia, não só por não haver tanta disponibilidade, mas tambem pelo preço, vamos manter a area de Fátima como ponto de referencia como local para o almoço.
Entretanto, aceitamos sugestões que se enquadrem dentro das seguintes condições:

Local relativamente perto da Auto Estrada Lisboa-Porto

Preço e qualidade

Disponibilidade para a data de 06 de Setembro

Capacidade em numero de lugares.

Aguardamos notícias

domingo, 15 de junho de 2008

Listagem do pessoal embarcado no Vera Cruz




Já está completa a relação do pessoal que embarcou no Vera Cruz a 12 de Julho de 1969 em Lisboa, na Rocha de Conde de Óbidos, a bordo do Vera Cruz

Pode ser vista, clicando neste Blog, na lista do lado direito onde diz: BCAC2877 - Moradas ou então, nesta mensagem nas zonas sublinhadas.

Foi o melhor que pode ser feito e que o Blog nos deixou fazer.
(Em futuro próximo vamos tentar colocar uma listagem actualizada das moradas que estão na nossa posse)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Do - Acidentado em Angola na Guerra de África

DO, era o nome dado a um tipo de avião, relativamente pequeno, que em post anterior já fizemos referencia às suas caracteristicas técnicas. Servia fundamentalmente para pequenos transportes sanitários, transporte de pessoal e para o reconhecimento aéreo - RVIS.
Este, estava equipado com o motor BMW novinho, com 6 cilindros opostos, quando se acidentou.
Lamentávelmente, registou-se um morto e dois feridos.
O avião ficou completamente destruido.
Como sempre, a imaginação é posta à prova.
Foram aproveitadas algumas peças do aparelho para serem utilizados em diversos fins.
Recordo que os rolamentos dos "flaps", partes das asas que se movimentam para orientar o aparelho nos seus movimentos em terra e no ar, foram utilizados para fazer bancos de bar rotativos, na messe de sargentos