Acidente de aviação em M'Banza Congo, antigo S Salvador do Congo, que nós bem conheciamos.
Quando digo nós, digo quem esteve em Quiximba, Zau Évua e Quiende, pois quem esteve em Tomboco e Lufico, conhecia muito melhor o Ambrizete.
Todos nos recordamos como era a Pista de Aviação de então, em terra batida, com imensos calhaus por todo o lado e atravessada a pé, de bicicleta ou de automóvel.
Ali aterravam então os "Barriga de Ginguba", assim nós chamavamos aos Nord Atlas, utilizados para o transporte de pessoas, viveres e equipamentos militares, os DO's e os T 6, tambem militares, os Cessnar (táxi aéreo) e os aviões de transporte de passageiros da DTA.
Recordo que a pista atravessava toda a ponta do planalto de ponta a ponta, onde está situada a cidade de S Salvador do Congo, de tal forma que quando de aterrava, via-se a floresta densa por debaixo do avião que logo desaparecia e as rodas do aparelho tocavam de imediato o solo.
Para deslcolar, ao fim do planalto, o avião ficava logo que descolava a uma altura muito razoável do solo, pela razão inversa da situação de aterrar.
No acidente morreram pelo menos seis pessoas. Entre os sobreviventes está um cidadão português, Ricardo Silva, engenheiro a trabalhar há sete anos em Angola. O aparelho, um Boeing 737, com 78 passageiros e sete tripulantes a bordo, partira do aeroporto de Luanda com destino ao Huíje, tendo-se despenhado na cidade de M’Banza Congo, província do Zaire, no Norte do país, onde fez escala.
De acordo com a agência noticiosa angolana, ANGOP, os pilotos perderam o controlo da aeronave quando tentavam fazer uma aterragem de emergência, iniciada a meio da pista, embatendo em duas casas e três veículos.
Desconhecia-se ontem quais as causas do acidente.
5 comentários:
esqueceram de m,poso m,pala tope e campo da aviaoçao que ficava perto de noqui eu estive la de 1965 a 1966 cap 777 estive em m,pala
estive em m´pala na c.caç 1606 de Dezembro 1966 a Agosto 1967 numa companhia independente
Estive em S.Salvador do Congo, no Comando de Agrupamento 1987 de Agosto 1967 até Outubro de 1969.
Como oficial de Transmissões, contactei muito com todas as unidades do Sector .
As recordações desses tempos de guerra,são um tema constante nas conversas dos ex-combatentes.
Ventura disse:
Estive em S.Salvador do Congo de Agosto/69 a Agosto de 71.pertencia ao
Comando de Agrupamento 2965.
estive em sao salvador de junho de 1970 a agosto de 1971 como alferes de artilharia na BTR 513---
alferes Machado
Enviar um comentário